quarta-feira, novembro 30, 2011

Desafio de robótica continua nesta 4ª-feira no Cenforpe


 
O desafio de robótica continua nesta quarta-feira (30/11), às 9h, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe).

Denominada RoboFesti, é uma das atrações mais aguardadas pelos estudantes das 36 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), participantes do II Festival de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, realizado pela Secretaria de Educação de São Bernardo e iniciado na terça-feira (29/11).

Organizado pela Seção de Laboratório e Educação Tecnológica da secretaria, o evento tem como objetivo a finalização e socialização do projeto A Robótica Educacional e os Desafios Urbanos na Cidade, desenvolvido pelos alunos do 2º ano do ciclo II (antiga 4ª série) das escolas da rede municipal de ensino.

O foco do trabalho deste ano é o papel de cada um na construção da cidade mais justa, conteúdo imprescindível para a formação do conceito de Cidadania Planetária. A disputa inclui temas como Cidade Ecológica, Cidade Tecnológica, Cidade Inclusiva, Cidade Política, Cidade Cultural, Cidade Divertida e Cidade Saudável e Segura.

De acordo com a Secretaria de Educação, a Robótica Educacional visa estimular o aluno a questionar, pensar e procurar soluções, saindo da teoria para a prática, usando ensinamentos obtidos em sala de aula, na vivência cotidiana, nos relacionamentos e valores.

"Os alunos aprendem conceitos científicos, pesquisam e testam possíveis soluções e simulações, com diferentes montagens e programações, por meio de diferentes projetos. Nesse contexto, estimulamos o uso das tecnologias no cotidiano e suas consequências sociais, culturais, econômicas e ambientais", destaca a chefe da Seção de Laboratório e Educação Tecnológica da Secretaria de Educação. 

Na arena de Robótica 2011, as equipes se debruçam em desafios e são orientadas a trabalharem com os temas propostos. No Cidade Sustentável e Tecnológica, o desafio dos alunos consiste em fazer o robô posicionar os containers de lixo em uma área branca, próxima às árvores.

No Cidade Ecológica - Revitalização da Represa Billings, os estudantes usam o robô como auxílio para colocar espécies de diferentes peixes na represa. No desafio Cidade Política, o robô deverá ajudar o cidadão que leva uma carta para o prefeito, acionando o elevador do Paço.

No Cidade Divertida, a meta é fazer com que o robô acione o botão que colocará em movimento o brinquedo de um parque. No Cidade Educativa e Inclusiva, o robô auxiliará um aluno cadeirante a chegar na escola, subindo a rampa de acesso.

"O Desafio de Robótica é uma iniciativa para a popularização e difusão da ciência e tecnologia com as crianças e jovens, utilizada em praticamente todo o mundo. Além da divulgação de uma das linguagens da ciência, os estudantes desenvolvem projetos de pesquisa e produção de conhecimento por meio do uso de diferentes mídias e tecnologias", afirma a professora do Laboratório de Informática da Emeb Irmã Odete.

Para o aluno Danilo de Aquino da Silva, de 11 anos, o desafio é uma corrida contra o relógio. "Não encaramos como disputa entre as escolas para ver quem ganha ou perde. Na verdade, a competição é contra o tempo. Escolhemos os desafios e tentamos realizá-los nos dois minutos que temos", diz o jovem aprendiz, estudante da Emeb Helena Zanfelici da Silva. 

No Cenforpe também há espaço destinado à apresentação de trabalhos, exposição de experimentos científicos, divulgação de conteúdos e ações relacionadas à ciência, tecnologia e educação ambiental. Para as atividades interativas, foram convidados representantes das secretarias de Gestão Ambiental, Trânsito e Habitação.

O Cenforpe fica na Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, no Bairro Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.