quarta-feira, novembro 30, 2011

Após 20 anos em hospitais psquiátricos, moradora retoma liberdade

A Residência Terapêutica Feminina da Prefeitura de São Bernardo do Campo recebeu uma nova moradora. Dona Neusa Ferreira Macedo, de 62 anos, acaba de retornar ao município após permanecer mais de 20 anos em dois hospitais psiquiátricos do interior paulista. Transferida da Clínica Sayão, localizada em Araras, a paciente também já esteve internada na Casa de Repouso Recanto da Paz, no interior do Estado.

De acordo com a coordenadora da Residência Terapêutica, localizada na Vila Euclides, dona Neusa era uma das 6.349 moradoras de 56 hospitais psiquiátricos existentes no Estado, identificadas pelo Censo Psicossocial dos Moradores dos Hospitais Psiquiátricos do Estado de São Paulo. O levantamento foi feito em 2008 por um grupo constituído pela Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com professores da Universidade de São Paulo, e revelou que 65% dessas pessoas encontravam-se internadas há mais de dez anos.

No caso de dona Neusa, apurou-se que, antes de ir parar nos hospitais psiquiátricos no interior, ela residia em São Bernardo, teria uma irmã mais nova chamada Ione, de quem desconhece o paradeiro, e é natural de Santos, litoral de São Paulo. 

Vaidosa, tímida e sorridente, ela não dispensa a maquiagem, as unhas pintadas combinando com a roupa, as bijuterias e o cabelo arrumado. "Ela é sociável, não manifesta comportamento agressivo, cuida dos seus pertences, além de ter autonomia em cuidados de higiene e alimentação. Sabe fazer escolhas, gosta de ajudar na manutenção da casa, arruma sua cama, seu armário e a louça que utiliza. A adaptação dela tem sido muito boa, porque ela tem discernimento e é uma pessoa tranquila", explica a coordenadora. 

O diagnóstico aponta que a nova moradora da Residência Feminina sofre de esquizofrenia e é hipertensa, mas aparentemente desfruta de boa saúde. Do passado, ela quase não guarda recordações e o que lembra são fragmentos de épocas distantes e vagamente da irmã caçula, Ione.

"Eu gosto daqui. Vou na escolinha, desenho casa, flores, enxugo a louça, gosto de comer. Aqui é melhor que lá", afirma. O depoimento resume a rotina da idosa em seu novo lar, onde mora com mais sete mulheres, todas ex-internas do Hospital Lacan. 

A paciente conta com o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). O direito foi garantido na Constituição Federal de 1988, com amparo legal na Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, que instituiu o Estatuto do Idoso. O valor do benefício consiste em um salário mínimo mensal (R$ 545) e é concedido a pessoas com 65 anos de idade ou para quem possui deficiência incapacitante para a vida independente e para o trabalho. A idosa também receberá o benefício De volta para casa, fornecido pelo Governo Federal, de R$ 341 mensais, pago por um ano. 

Estrutura - Desde que a Residência Terapêutica Feminina foi implementada, já ajudou uma ex-moradora a ter uma história com final feliz. Na residência terapêutica masculina também já houve a localização de parentes de alguns moradores. 

Para facilitar o acesso dos portadores de transtornos psíquicos aos serviços de saúde mental, a Secretaria de Saúde promove a descentralização do atendimento psiquiátrico, que antes era concentrada no ambulatório da Vila Euclides. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Farina, Alves Dias, Mussolini, Baeta Neves, Taboão, Silvina, Alvarenga, Demarchi e Finco já oferecem atendimento psiquiátrico para portadores de transtornos leves ou moderados, além de assistência farmacêutica. Várias unidades da atenção básica também contam com assistência psicológica.

A rede de saúde mental será completada até 2012 com a inauguração de mais quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que funcionarão 24 horas por dia para o atendimento dos casos psiquiátricos mais graves, além de um CAPS Álcool e Drogas Adulto. Hoje, São Bernardo reúne três CAPS, sendo dois deles destinados a dependentes de álcool e drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.