sexta-feira, novembro 11, 2011

Alunos da rede de São Bernardo aprendem desde cedo importância da alimentação saudável - 10/11/2011

No mês em que o programa de Alimentação Escolar na rede de ensino de São Bernardo do Campo comemorou 50 anos, as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) da cidade dão exemplos práticos de como incorporar no dia a dia das crianças hábitos saudáveis de uma boa alimentação, incluindo na grade educacional lições e práticas sobre o tema. É o caso da EMEB Francisco Miele, no Jardim das Acácias, que há um ano implantou o projeto Comer, Comer com os alunos do ensino infantil II e III.

Durante o ano letivo, os professores realizaram pesquisa com as famílias sobre o que as crianças gostavam de comer; elaboraram uma lista dos alimentos citados na pesquisa, criaram um carimbo com legumes como batata, chuchu, cenoura e beterraba, fizeram pesquisas na biblioteca sobre os alimentos, finalizando com a implantação de uma horta onde os alunos trabalharam levantamento e verificação de hipóteses, plantio, cuidados e colheita coletiva de legumes e hortaliças.

Antes da implantação do projeto, a grande maioria dos alunos conhecia apenas algumas hortaliças, como alface. Agora, com o desenrolar do projeto, legumes e frutas como rabanete, repolho, laranja, mamão, mexerica, batata e abóbora, passaram a fazer parte do cardápio não só na escola, como também em casa. Essa constatação foi percebida no depoimento de vários pais, inclusive com pedidos dos alunos para visitarem constantemente a horta da EMEB.
Além da Francisco Miele, a EMEB Anísio Teixeira também desenvolve trabalho com horta entre seus alunos. Já a escola Waldemar Canciani realiza atividades com os estudantes em feiras do bairro. A EMEBs Irmã Odete e Natalina Cuzziol Ferro desenvolvem trabalhos com oficinas de culinária entre os alunos.

Investimento – Em maio deste ano o prefeitoassinou 18 contratos com diversas cooperativas da Agricultura Familiar, abrangendo cerca de mil produtores. Os acordos, todos válidos por três anos, somam um investimento de R$ 8,8 milhões, sob a coordenação da Secretaria de Educação. Na região metropolitana de São Paulo, São Bernardo do Campo é o primeiro município a cumprir essa determinação para a refeição servida aos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.