quinta-feira, novembro 10, 2011

Artigo sobre a Operação Guarda-Chuva de São Bernardo é destaque em Congresso - 08/11/2011

A Prefeitura de São Bernardo do Campo participou do 13º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, organizado pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia Ambiental (ABGE), realizado em São Paulo entre os dias 2 e 6 de novembro, com a apresentação de dois artigos elaborados por técnicos da Defesa Civil e da Secretaria de Habitação.

Entre os 260 artigos técnico-científicos apresentados durante o evento, o trabalho Operação Guarda-Chuva: prevenção e resposta a desastres naturais em São Bernardo do Campo foi agraciado com uma Menção Destaque. O outro trabalho foi o Programa Municipal de Redução de Riscos de São Bernardo do Campo.

A ação da Administração na área de gestão de riscos naturais já havia sido selecionada entre as melhores práticas de gestão local do Brasil pela Caixa Econômica Federal e, agora, recebeu o reconhecimento da comunidade técnico-científica brasileira. Tais distinções, além de referendar e valorizar o trabalho realizado no município, abre portas para novas parcerias que resultem no aprimoramento técnico e tecnológico e no aporte de recursos financeiros para o município.

Participaram do congresso pesquisadores, especialistas e técnicos das principais instituições do Brasil entre universidades, institutos de pesquisa, órgãos públicos e empresas privadas, além de representantes de 24 estados e de países como Argentina, Chile, Uruguai, Portugal e Israel.

Operação Guarda-Chuva – Estabelecida através de decreto assinado em 2010, a Operação Guarda-Chuva é realizada anuamente entre os dias 1º de dezembro e 15 de abril e tem como finalidade combater de forma eficiente e efetiva os principais processos destrutivos identificados no município durante os períodos chuvosos, como escorregamentos de encostas, solapamento de margens de córregos, inundações, além de alagamentos.

Entre as ações realizadas pela Defesa Civil que integram o programa estão o aumento da frequência do monitoramento das áreas de risco, que agora é feito diariamente; a operação Informar pra Prevenir, com a distribuição de material informativo a fim de preparar os moradores para o período de chuvas; além do Alerta Sai de Casa, que orienta e acompanha as pessoas instaladas em áreas de risco, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.