segunda-feira, junho 11, 2012

Vigilância Sanitária atua na conscientização e orientação aos comerciantes

 
A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Vigilância Sanitária, tem atuado de forma intensiva na conscientização e orientação aos comerciantes, estratégia que vem alcançando bons resultados. Exemplo disso foi a interdição de três drogarias da cidade, após terem sido intimadas seguidas vezes a sanar as irregularidades apontadas pela fiscalização.

Para tanto, um conjunto de ações vem sendo realizado pela Prefeitura. A principal delas é o treinamento sobre Boas Práticas Farmacêuticas, destinado aos proprietários e farmacêuticos. Outras novidades introduzidas pela Vigilância Sanitária são a declaração de compromisso com as normas legais, o roteiro de auto-inspeção e o relatório detalhado de procedimentos farmacêuticos, a fim de agilizar a expedição de licenças e garantir a qualidade dos serviços. Como resultado, a emissão de licenças, que antes demorava até seis meses, agora leva de duas a quatro semanas para ser concluída.

Treinamento – Desde dezembro passado, quando o treinamento começou a ser dado, representantes de mais de 140 estabelecimentos do gênero já receberam o curso, realizado uma vez por mês para grupos com até 30 pessoas. O próximo será no dia 13 de junho, com farmácias de manipulação.

Com duração de quatro horas, o treinamento aborda a legislação, regras de higiene, manipulação e armazenamento de medicamentos e os novos procedimentos para a obtenção ou renovação da licença sanitária.

Após a participação, o responsável pela drogaria dá entrada nos documentos para a licença, acrescentando uma declaração de que se compromete a cumprir as normas transmitidas. Além disso, preenche um roteiro de auto-inspeção, que contém 90 perguntas sobre o funcionamento da drogaria, como a existência de plano de gerenciamento de resíduos, rotinas de limpeza e distribuição de medicamentos, entre outras questões.

Drogarias que realizam perfuração auricular para a colocação de brincos, medem pressão, possuem aparelhos de inalação e aplicam injeções, além de outros serviços, devem apresentar ainda um relatório detalhado de como são feitos esses procedimentos.

Para verificar a veracidade das informações prestadas, a Vigilância Sanitária promove inspeções regulares. As vistorias de surpresa têm mostrado que a maioria está cumprindo com suas responsabilidades. Vez ou outra há alguns itens que não estão sendo obedecidos e a Administração concede mais um prazo para a solução das pendências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.