segunda-feira, junho 18, 2012

Presidente da Fundação Criança palestra na USP sobre mídia e criminalidade juvenil

Dom, 17 de Junho de 2012 22:56
Da Redação - O presidente da Fundação Criança de São Bernardo, Ariel de Castro Alves, será o palestrante desta segunda-feira (18) do curso “Jornalismo e Políticas Públicas Sociais”, promovido pelo Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP (Universidade de São Paulo), em parceria com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) e a Rede ANDI Brasil.

Criado há 5 anos, o objetivo do curso de extensão, voltado à repórteres, produtores e editores dos meios de comunicação, além de estudantes de jornalismo, é estimular uma consciência crítica a respeito da qualidade do conteúdo da mídia sobre as questões sociais brasileiras. São examinados casos concretos da cobertura dos veículos de comunicação do país, como forma de compreender o tratamento editorial, cultural e ético dado às políticas públicas sociais em geral e, especificamente, às políticas voltadas à infância e à adolescência. Além disso, o curso analisa os paradigmas que orientam as políticas públicas sociais: diversidade, desenvolvimento social e direitos humanos. Ainda busca uma compreensão de como a mídia contribui para a discussão sobre temas sociais.

Ariel de Castro Alves vai comentar os dados da pesquisa da ANDI: “A Cobertura da Imprensa sobre os Adolescentes em Conflito com a Lei”, que serão apresentados pela jornalista Andréia Peres. Também será divulgado o Guia de Referência para a cobertura jornalística com relação ao tema “Adolescentes em Conflito com a Lei”.

Ariel, que também é vice-presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e foi conselheiro do CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), vai falar de suas experiências, desde a década de 90, atuando na área da criança e do adolescente e dos direitos humanos e, principalmente, na defesa dos direitos dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, tendo sido responsável por denúncias e processos nacionais e internacionais sobre violações de direitos humanos em unidades de internação de jovens, como as da antiga FEBEM (Fundação do Bem Estar do Menor) de São Paulo, hoje Fundação CASA. O advogado também vai apresentar os projetos, programas e serviços sociais realizados pela Fundação Criança de São Bernardo do Campo nos últimos 3 anos.

No mês de maio, o presidente da Fundação Criança, Ariel de Castro Alves, participou, em Brasília, do “Seminário Nacional Direitos em Pauta: Imprensa, Agenda Social e Adolescente em Conflito com a Lei”, que reuniu os principais especialistas do País em Direitos da Infância e Juventude, para dialogar com mais de 100 jornalistas reunidos pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.