segunda-feira, junho 04, 2012

Urgências oftalmológica e odontológica são transferidas para PS Central

 
Os serviços de urgência oftalmológica e odontológica de São Bernardo do Campo agora estão sediados no Pronto-Socorro Central. A mudança tem a finalidade de qualificar o atendimento e melhorar o acesso a esses serviços, que funcionam 24 horas.

A transferência já estava programada pela Prefeitura e pôde ser concretizada devido à inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Rudge Ramos nesta quinta-feira (31) e a consequente desativação do PS do bairro, onde os pronto-socorros oftalmológico e odontológico funcionavam anteriormente.

Segundo o secretário de Saúde, uma das vantagens da transferência para o PS Central é sua localização estratégica, bem na região central da cidade, o que facilita o deslocamento dos pacientes. Além disso, segundo o titular da Pasta, o fato desses serviços estarem no mesmo prédio do PS Central permitirá a integração com as especialidades clínicas da unidade. "Os casos de trauma de face e dentários, por exemplo, poderão ter o acompanhamento do serviço de buco-maxilo-facial do PS Central, além do que, será mais fácil providenciar a internação daqueles que exigirem tratamento mais intensivo", explicou.

Os dois serviços foram instalados no primeiro andar do PS Central, com entrada pela Rua Secondo Modolin, 449, no Centro. Algumas adequações físicas precisaram ser realizadas para que os serviços pudessem ser iniciados, como a instalação de um elevador para garantir a acessibilidade de gestantes, portadores de deficiência e idosos. Foram montados um consultório oftalmológico com capacidade de até dois atendimentos simultâneos e dois consultórios odontológicos.

Equipe – A equipe de odontologia terá dois dentistas durante o dia e dois no período noturno. O serviço fará o primeiro atendimento de queixas agudas e posterior encaminhamento para as UBSs darem continuidade ao tratamento.

Já a equipe de oftalmologia é formada por um médico durante o dia e outro à noite, mas em períodos de surtos de conjuntivite, por exemplo, a equipe poderá ter até três médicos por período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.