quarta-feira, junho 06, 2012

São Bernardo sedia encontro do Movimento de Direitos Humanos

Qua, 06 de Junho de 2012 07:32
Da Redação - São Bernardo sediará, de 7 a 10 de junho, o XVII Encontro do MNDH – Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), que marca também as comemorações dos “30 anos de luta por Direitos Humanos, pela Vida e contra a Violência!”, tema do encontro. O evento será realizado no Cenforpe (Centro de Formação de Profissionais da Educação) Ruth Cardoso.
Segundo o membro do Regional São Paulo do MNDH e assessor jurídico da Fundação Criança, André Feitosa Alcântara, o encontro tem como objetivo a luta pela vida e contra a violência. "O enfoque é atuar na promoção dos Direitos Humanos em sua universalidade, interdependência e indivisibilidade", assegura. Fundado em 1982, o MNDH conta atualmente com 400 entidades filiadas e constitui-se na principal articulação nacional de luta e promoção dos direitos humanos no País.

Na abertura do evento, no dia 7, às 20 horas, haverá a entrega do Prêmio Nacional de Direitos Humanos, uma das mais importantes premiações brasileiras de Direitos Humanos. Participam da mesa de abertura, a secretária nacional de promoção dos direitos humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Salete Camba; o Coordenador Geral do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Gilson Cardoso; o presidente da Fundação Criança de São Bernardo do Campo, Ariel de Castro Alves, entre outros.

No dia 8, pela manhã, acontece o primeiro painel do encontro “30 Anos na Luta pelos Direitos Humanos no Brasil”, com a participação de Pedro Wilson Guimarães, militante histórico, ex- deputado federal e conselheiro nacional do MNDH; Rosalina Santa Cruz Leite, da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos; Benedito Mariano, atual secretário de Segurança Urbana de São Bernardo do Campo; Irene dos Santos, fundadora do MNDH; Renato Simões, conselheiro nacional do MNDH e do ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Nilmário Miranda. À tarde, o debate se dará em torno do tema: “A Perspectiva Futura dos Direitos Humanos”, com Paulo Carbonari, conselheiro nacional do MNDH; Maria Vitória Benevides, professora da USP e cientista política; Maria Stela Santos Graciani, professora e pesquisadora do Grupo de Políticas de Segurança Pública da PUC-SP e o Padre Júlio Lancellotti, conhecido defensor dos moradores de rua de São Paulo e dos direitos das crianças e adolescentes.

O final da tarde está reservado para as discussões em grupos temáticos: Justiça, Memória e Verdade; Segurança Pública e Acesso à Justiça e Direitos Humanos; Direitos da Criança e do Adolescente; Desenvolvimento, Meio Ambiente e Direitos Humanos; Desigualdades, Diversidades e Direitos Humanos; Políticas Públicas, Controle Social e Direitos Humanos; Educação em Direitos Humanos; DHESCAS -Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais e PNDH 3 - Programa Nacional de Direitos Humanos e Saúde Mental, Políticas Antidrogas e Direitos Humanos.

Temas como violência policial; violência no campo e reforma agrária, também fazem parte das discussões e debates do Encontro Nacional. Durante o evento serão realizadas apresentações artísticas de grupos de jovens atendidos pela Fundação Criança de São Bernardo do Campo.

No dia 9, será realizada a Assembleia Nacional do MNDH, com a discussão e aprovação do regimento interno do movimento; dos relatórios regionais e a apresentação das chapas para a eleição da coordenação nacional do movimento. E, no dia 10 de junho, acontece a eleição da nova coordenação do Movimento Nacional de Direitos Humanos, a posse dos eleitos e o encerramento do Encontro Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.