quarta-feira, junho 20, 2012

Prefeitura inaugura na região do Alvarenga o sexto Caps da cidade

São Bernardo do Campo ganhou mais um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) destinado ao atendimento de portadores de transtornos psíquicos severos e persistentes. A inauguração do Caps tipo II Alvarenga foi feita pelo prefeito da cidade nesta terça-feira (19). Com este, já são seis Caps’s na cidade, sendo três para transtornos psíquicos, dois para dependentes químicos (álcool e drogas), sendo um adulto e outro infantojuvenil, além do Capsi (infantil) para crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais severos e persistentes.

O novo equipamento abrangerá os bairros atendidos por nove UBSs – Alvarenga, Alves Dias, Nazareth, Vila Rosa, Vila Marchi, Ipê, Jardim das Oliveiras, União e Orquídeas –, além da demanda encaminhada pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) União/Alvarenga e Alves Dias/Assunção. O Caps Alvarenga deverá prestar, em média, 300 atendimentos por mês. A população estimada nessa área é de 230.254 pessoas.

"Esta unidade irá funcionar de forma provisória para desafogar a demanda dos Caps’s do Centro, mas nos próximos dias iremos iniciar as obras da sede de um CAPS III aqui no bairro, ou seja, esta unidade será transformada em um CAPS tipo III. Isso representará o reforço na equipe e na ampliação do atendimento para um sistema 24 horas", comentou o chefe do Executivo.

No Caps Alvarenga, o cuidado se dará por meio de projetos terapêuticos individualizados. O tratamento envolverá psicoterapia, consultas médicas, medicação, oficinas terapêuticas, atividades físicas e atendimento dos familiares, entre outras ações. As primeiras oficinas já programadas serão as de culinária, jornal, rádio, artes plásticas e música. O atendimento é feito em rede, mantendo-se a articulação com as unidades de urgência e emergência e da atenção básica.

Equipe – A equipe profissional reunirá os seguintes profissionais: psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, assistente social, médicos psiquiatras, educador físico, técnicos de enfermagem, monitores de oficina terapêutica (nível médio e superior), oficial administrativo, recepcionista e auxiliares de farmácia e de copa.

Também estão previstos um Caps Álcool e Drogas (adulto), no Alvarenga, e nova sede para o Caps infantojuvenil do Rudge Ramos, que passará para a Cidade dos Direitos da Criança, no Bairro Assunção.

O Caps Alvarenga II funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizado na Estrada dos Alvarenga, 3.268. O telefone é 4357-1393.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.