segunda-feira, junho 04, 2012

Conselheiros municipais participam da Caravana das Prioridades do OP 2013

Os membros do Conselho Municipal do Orçamento (CMO) de São Bernardo do Campo participaram na manhã deste sábado (2/6) do primeiro dia da Caravana das Prioridades. Saindo do Paço Municipal, os conselheiros, eleitos pela comunidade durante o Orçamento Participativo (OP) 2013, entre abril e maio deste ano, percorreram de ônibus 15 das 20 regiões em que a cidade foi dividida para a realização do processo participativo de gestão pública.

Promovida pela Prefeitura de São Bernardo, a Caravana tem o objetivo de proporcionar aos conselheiros a oportunidade de conhecerem as regiões e as prioridades de investimento eleitas durante o OP. Cerca de 80 pessoas, entre conselheiros eleitos pela sociedade civil e representantes do governo, percorreram o itinerário das demandas.

Ao longo do percurso, técnicos da Prefeitura nas áreas de habitação, saúde, educação, cultura, planejamento urbano, esportes e transporte deram mais detalhes sobre o andamento das prioridades eleitas em cada região.

Em algumas regiões, os conselheiros titulares ou suplentes foram convidados a falar sobre a importância para cada comunidade das demandas eleitas, bem como um pouco das realidades vividas por eles em suas respectivas localidades.

Foi o caso da conselheira Sandrovania Ferreira de Oliveira, da região da Vila São Pedro e Vila Esperança, que explicou aos colegas de Conselho e aos técnicos do governo sobre a localidade do Grotão, área que demanda um projeto executivo de urbanização e que está localizada entre as Vilas Esperança e São Pedro.

Neste domingo (3/5), a Caravana das Prioridades irá percorrer as cinco regiões restantes estabelecidas no Orçamento Participativo, finalizando o roteiro na região do Pós-Balsa.

A próxima ação do OP 2013 será um seminário para detalhar as demandas eleitas, que terá a participação de todos os representantes do Conselho Municipal do Orçamento.

Segundo a secretária de Orçamento e Planejamento Participativo, os conselheiros têm nas mãos uma grande responsabilidade no processo de participação cidadã da construção da cidade.

Conselho Municipal - O Conselho Municipal do Orçamento irá analisar as demandas aprovadas durante as 20 plenárias do Orçamento Participativo (OP). Seus membros terão a função de definir quais obras e serviços farão parte da peça orçamentária de 2013, levando em conta alguns critérios para não conflitar com diretrizes já definidas no Plano Plurianual Participativo (PPA) 2010/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.