quinta-feira, junho 21, 2012

Nova Lions completa um mês de funcionamento com melhora no tráfego de veículos

A Nova Lions, no Bairro Rudge Ramos, completou na terça-feira (19) um mês de funcionamento contabilizando melhora na fluidez do tráfego de veículos nas pistas expressas e marginais, bem como nas demais vias que fazem ligação com o município de Santo André, a exemplo das avenidas Winston Churchill, Pereira Barreto e Rua Afonsina. A intervenção, inaugurada em maio, também facilita o acesso da região do ABC à cidade de São Paulo.

Para o metalúrgico Valdir Gonçalves da Silva, 49 anos, a obra ficou excelente. "Agora dificilmente o trânsito fica travado. O trajeto diminuiu pela metade no horário de pico e, por não ter semáforo no trecho rebaixado, aumentou a segurança", disse.

Nos horário de pico (entre 6h e 9h e 17h e 20h), o motorista que antes esperava 5 minutos e 20 segundos no semáforo vermelho na Vergueiro – o tempo de verde era de apenas 1 minutos e 40 segundos –, agora com as marginais a espera é de no máximo 55 segundos. No entanto, esse tempo pode variar em função da velocidade da via e composição de fluxo.

Antes da obra, a via tinha um volume diário médio de cerca de 40 mil veículos. O Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) está preparando nova contagem para conhecer a demanda real, que deve ficar pronta em julho.

Obra – A Nova Lions passou a ter três faixas de circulação nos dois sentidos da pista expressa e outras duas em cada sentido nas vias marginais. O trecho rebaixado da avenida, com cerca de 7,5 metros de profundidade e 730 metros de extensão, possibilita a separação do tráfego de passagem do fluxo local, pois a obra eliminou os cruzamentos em nível com as avenidas Senador Vergueiro e Vivaldi e com a Rua Brasil. A intervenção teve início em abril de 2010.

A via expressa, rebaixada, tem velocidade máxima de 70 km/h. No sentido Diadema, é utilizada pelos motoristas para acesso à Via Anchieta, Bairro Paulicéia e Corredor ABD. No sentido Santo André, faz a ligação com a Avenida Prestes Maia em direção à Avenida do Estado e Avenida Aricanduva, sentido Rodovia Presidente Dutra.

As vias marginais, com velocidade máxima de 50 km/h, são destinadas ao trânsito local, facilitando o acesso à região central de São Bernardo, Rudge Ramos e adjacências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.