A
Nova Lions, no Bairro Rudge Ramos, completou na terça-feira (19) um mês de
funcionamento contabilizando melhora na fluidez do tráfego de veículos nas
pistas expressas e marginais, bem como nas demais vias que fazem ligação com o
município de Santo André, a exemplo das avenidas Winston Churchill, Pereira
Barreto e Rua Afonsina. A intervenção, inaugurada em maio, também facilita o
acesso da região do ABC à cidade de São Paulo.
Para o metalúrgico Valdir
Gonçalves da Silva, 49 anos, a obra ficou excelente. "Agora dificilmente o
trânsito fica travado. O trajeto diminuiu pela metade no horário de pico e, por
não ter semáforo no trecho rebaixado, aumentou a segurança", disse.
Nos
horário de pico (entre 6h e 9h e 17h e 20h), o motorista que antes esperava 5
minutos e 20 segundos no semáforo vermelho na Vergueiro – o tempo de verde era
de apenas 1 minutos e 40 segundos –, agora com as marginais a espera é de no
máximo 55 segundos. No entanto, esse tempo pode variar em função da velocidade
da via e composição de fluxo.
Antes da obra, a via tinha um volume
diário médio de cerca de 40 mil veículos. O Departamento de Engenharia de
Tráfego (DET) está preparando nova contagem para conhecer a demanda real, que
deve ficar pronta em julho.
Obra – A Nova Lions passou a ter três
faixas de circulação nos dois sentidos da pista expressa e outras duas em cada
sentido nas vias marginais. O trecho rebaixado da avenida, com cerca de 7,5
metros de profundidade e 730 metros de extensão, possibilita a separação do
tráfego de passagem do fluxo local, pois a obra eliminou os cruzamentos em nível
com as avenidas Senador Vergueiro e Vivaldi e com a Rua Brasil. A intervenção
teve início em abril de 2010.
A via expressa, rebaixada, tem velocidade
máxima de 70 km/h. No sentido Diadema, é utilizada pelos motoristas para acesso
à Via Anchieta, Bairro Paulicéia e Corredor ABD. No sentido Santo André, faz a
ligação com a Avenida Prestes Maia em direção à Avenida do Estado e Avenida
Aricanduva, sentido Rodovia Presidente Dutra.
As vias marginais, com
velocidade máxima de 50 km/h, são destinadas ao trânsito local, facilitando o
acesso à região central de São Bernardo, Rudge Ramos e adjacências.
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