quarta-feira, março 21, 2012

SBC usará helicóptero para proteger a Billings

 
A seis dias do aniversário de 87 anos da Billings, São Bernardo começa, nesta quarta-feira (21), uma nova fase na proteção da represa. A Prefeitura fará o monitoramento aéreo semanal de seus mananciais para identificar danos ambientais que não podem ser constatados por terra.

O voo inicial será feito, às 10h, pelo prefeito Luiz Marinho. Ele sobrevoará áreas do Pico Bonilha, estradas do Montanhão, da Pedra Branca, Xiboca e Velha de Mogi, a região do pós-balsa, Bairro Baraldi, Parque Estoril, Alto da Serra, os portos de areia, a nascente do Rio Cubatão, no Parque Estadual da Serra, e a região do Grande Alvarenga.

Os voos serão realizados semanalmente, com a duração de uma hora e meia. A fiscalização aérea será complementada por ações da Secretaria de Gestão Ambiental, da Guarda Ambiental do município, notificações e processos judiciais.

Além da ocupação irregular, será possível com os voos identificar desmatamento, queimada, movimentação de terra irregular, invasão de áreas protegidas, caça de animais, corte e derrubada de vegetação, áreas de risco, degradação de cursos de água e depósito irregular de lixo.

A Billings é o maior reservatório de água da região metropolitana de São Paulo e responsável por atender a 1,6 milhão de pessoas nos municípios de São Bernardo, Santo André, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

São Bernardo possui 408,773 km² de extensão, dos quais cerca de 80% (325,836 km²) são áreas de proteção ambiental. Segundo o IBGE, 198.195 pessoas vivem nessas áreas, que são fiscalizadas de perto pela Prefeitura. A represa Billings, por exemplo, tem 70% de sua área dentro da cidade (75,82 km²).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.