quinta-feira, março 01, 2012

São Bernardo declara guerra ao câncer feminino no Mês da Mulher

A Prefeitura de São Bernardo promoverá intensa campanha, de 5 a 9 de março, nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, nos períodos manhã e tarde, para incentivar o diagnóstico precoce contra o câncer de mama e de colo de útero.

Durante esse período, qualquer mulher que mantenha relação sexual poderá passar por coleta para exames clínicos de papanicolau, procedimento rápido e indolor, e encaminhamento para a realização de mamografia. Também serão ministradas palestras sobre prevenção de outras doenças da mulher e haverá distribuição de material informativo, apresentação de peças de teatro e discussões com grupos de planejamento familiar, entre outras atividades.

De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2011 foram efetuados 6.145 exames e 1.400 mamografias neste mesmo período. A campanha ocorre sempre nesta época do ano devido às comemorações do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de maio. A expectativa é repetir o sucesso do ano anterior, quando a ação registrou recorde de público em relação às edições passadas.

"Devemos superar o número de atendimento da última campanha, quando em apenas uma semana efetuamos mais atendimentos em prevenção do que a média mensal, que é de 4,2 mil exames", afirma o coordenador médico responsável pelo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM).


Critérios – Para fazer o papanicolau, a mulher não pode estar menstruada e deve ficar em abstinência sexual por 24 horas antes da coleta do material. Recomenda-se também que não seja usada pomada vaginal até três dias antes do procedimento.

A avaliação para a descoberta do câncer de mama é simples e indolor e consiste na apalpação da mama para a verificação da existência de nódulos. O procedimento é indicado para mulheres acima de 35 anos, mas, caso haja suspeita de algum tumor, a paciente é encaminhada para a realização da mamografia ou do ultrassom de mamas.

O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo, seguido do câncer do colo do útero. Este último constitui a quarta causa de mortes causadas por câncer em mulheres no Brasil. Para os casos descobertos no estágio inicial, existem grandes chances de cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.