quinta-feira, março 22, 2012

Comunidade do Jardim Ipê e região promete se mobilizar para o OP

 
Os moradores da região do Jardim Ipê se comprometeram em mobilizar a comunidade para a plenária deliberativa do Orçamento Participativo (OP), que será realizada em 2 de maio, fazendo com que seja uma das mais representativas do processo de participação popular em toda a cidade. O compromisso partiu de várias lideranças da região, presentes à reunião preparatória do OP, realizada na noite de quarta-feira (21), na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Carlos Gomes, no Jardim Ipê.

O encontro teve como objetivo esclarecer a população sobre o processo do OP, que este ano será realizado a partir de 23 abril, com as plenárias deliberativas, nas quais a população indica as prioridades do bairro e região que querem incorporadas ao Orçamento da Prefeitura.

Participaram da reunião cerca de 150 representantes regionais. Pelo cronograma da Prefeitura, o Jardim Ipê faz parte da Região L, formada por mais de 25 bairros, entre os quais o Jardim do Lago, Jardim Detroit, Divinéia, Sítio Bom Jesus, Pantanal e Parque das Flores.

O conselheiro Raimundo Nonato Bitu, morador do Jardim Detroit há 35 anos, disse que, por conhecer bem as prioridades do local, será mais tranquilo mobilizar a comunidade. "O povo é sábio. Vou trabalhar com meus amigos, vizinhos e conhecidos para lotarmos nossa plenária. Esse espaço que está sendo proporcionado pelo prefeito Marinho e sua equipe de governo é o que nos move na luta por melhorar as condições do bairro e da região", disse.

Nas reuniões preparatórias, o público fica sabendo como participar das plenárias deliberativas deste ano. Segundo o secretário adjunto de Orçamento e Planejamento Participativo, esse canal de participação cidadã nas escolhas das prioridades e dos investimentos que devem ser feitos pelo Executivo é um fator transformador que a população adquiriu e que vem ganhando força na cidade.

A construção da área de lazer para o Jardim Ipanema condicionada à disponibilidade de área pública e licenciamento ambiental mais a pavimentação da Rua Principal, no Divinéia, foram demandas eleitas em 2010 e incorporadas ao Orçamento de São Bernardo. Ambas estão concluídas.

Próxima reunião – Os encontros preparatórios do OP na cidade continuam até 14 de abril. A próxima reunião será realizada nesta quinta-feira (15), às 19h, na Emeb Viriato Correia, na Rua Brasil, 430, no Rudge Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.