segunda-feira, março 05, 2012

Para Ministério da Saúde, rede de atenção à saúde mental da cidade é referência nacional

São Bernardo do Campo é uma referência nacional no atendimento em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. Essa é a opinião de duas representantes do Ministério da Saúde que visitam o município nesta quinta-feira (1/3): a coordenadora adjunta de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Fernanda Nicácio; e a assessora técnica Tassiane Monteiro.

Algumas das unidades que compõe a rede municipal de saúde e que foram elogiadas pelas representantes da União foram as duas Repúblicas Terapêuticas, que atendem dependentes químicos em tratamento, e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), tanto o infantojuvenil quanto o álcool e drogas. Outra iniciativa elogiada pelas visitantes foi o Consultório de Rua, onde uma equipe formada por psicólogos, terapeutas e médicos, entre outros profissionais, aborda usuários de álcool e drogas nas vias da cidade.

As duas técnicas visitaram em São Bernardo justamente duas dessas unidades, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas III, no Centro, e a República Terapêutica para adultos, inaugurada no mês passado no Jardim do Mar.

As visitas das representantes do Ministério da Saúde também estão acontecendo em outras cidades do Estado de São Paulo e têm o objetivo de fortalecer a rede de atendimento nesta área.

Rede Modelo - O exemplo de tratamento da saúde mental adotado por São Bernardo tem chamado à atenção de várias outras cidades. Na segunda-feira (27/2), uma comitiva da cidade de Indaiatuba esteve em São Bernardo para conhecer os serviços de prevenção e tratamento de combate ao crack. Essa experiência servirá de referência na criação da nova república terapêutica daquela cidade, que vai abrigar os jovens com dependência em álcool e drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.