quinta-feira, março 08, 2012

Acadêmicos e Terceiro Setor participam de reuniões preparatórias

A Prefeitura realizou na terça-feira (6/3) novos encontros preparatórios do Orçamento Participativo (OP) de 2013. À tarde, no Salão Nobre do Paço Municipal, a reunião foi feita com representantes de universidades e acadêmicos da cidade e, à noite, no Centro de Referência do Idoso (CRI), com representantes do Terceiro Setor. As preparatórias serão realizadas até 14 de abril e incluem uma rodada com empresários e discussões em outras 20 regiões estabelecidas no calendário do OP 2013.

No encontro, o prefeito de São Bernardo detalhou aos participantes o funcionamento do Orçamento Participativo, cujas plenárias deliberativas deste ano começam em 23 de abril. Também foi feito um balanço das demandas escolhidas como prioridades pela população no OP de 2010 e incorporadas ao orçamento de 2011.

Tanto os representantes das universidades e acadêmicos quanto os do Terceiro Setor tiveram a oportunidade de falar a respeito das demandas do OP que estão sendo executadas na cidade. Eles também se prontificaram a colaborar com o governo nas ações para mobilizar a população para as plenárias deliberativas.

Para o chefe do Executivo, conseguir reunir um grande número de pessoas nestas reuniões é um sinal de que o Orçamento Participativo está no caminho certo. "Esses encontros antecipados com alguns setores da sociedade e com a população são importantes para que cheguemos organizados às plenárias deliberativas", enfatizou o chefe do Executivo.

De acordo com a secretária de Orçamento e Planejamento Participativo, o OP dá transparência a todas as ações de governo, "uma vez que promove a discussão nas plenárias não só das demandas apresentadas pela comunidade, mas de todas as ações da Administração."

A partir do dia 12 começam as reuniões com a população do município. Em 2010, o Orçamento Participativo contemplou 58 demandas aprovadas nas plenárias deliberativas e teve investimento de R$ 504 milhões, o que correspondeu a 16,8% do total do orçamento da cidade. Em 2011 foram realizadas 20 plenárias de prestação de contas, com a participação de 11 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.