quarta-feira, março 07, 2012

São Bernardo vai expor 31 trabalhos em Congresso Estadual de Saúde

Ter, 06 de Março de 2012 10:46 (clique abc)

Da Redação - A Prefeitura de São Bernardo terá participação expressiva no XXVI Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que será realizado de 6 a 9 de março, em Marília. Além da exposição de 31 trabalhos científicos, vários profissionais da Secretaria de Saúde do município ministrarão cursos e palestras durante o evento.

O congresso é uma promoção do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), entidade presidida pelo secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro. O encontro reunirá gestores, técnicos, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde e terá como tema central Redes de Atenção à Saúde: compartilhando responsabilidades. Paralelamente, estará sendo realizada a X Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, sendo que as dez melhores experiências apresentadas receberão o III Prêmio David Capistrano.

Os 31 trabalhos que representarão São Bernardo abrangem diversos temas da saúde, tais como a articulação com a saúde suplementar, a constituição da Rede Cegonha, as ações de prevenção de DST/Aids junto aos profissionais do sexo, a atuação das equipes de Saúde da Família no combate à dengue, a atenção às gestantes de alta vulnerabilidade pelo Consultório de Rua e as estratégias na redução da mortalidade infantil, entre outras iniciativas.

Nas discussões, a participação de representantes do município também é relevante. Numa das grandes conversas, que terá a presença de Helvécio Miranda, titular da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, o coordenador será o secretário Arthur Chioro.

Em outras duas rodas de conversa, a secretária adjunta de Saúde, Lumena Almeida Furtado, falará sobre o Apoio matricial como ferramenta em gestão da saúde; enquanto o chefe da Divisão de Regulação da Secretaria de Saúde, Francisco Tróccoli, abordará o tema O papel do transporte sanitário na regulação do acesso à saúde; e o diretor de Apoio e Gestão do SUS, Jorge Harada, tratará sobre A gestão municipal convivendo com os conselhos profissionais. Nos 11 cursos oferecidos no congresso, também há vários coordenadores e professores que representam São Bernardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.