segunda-feira, março 05, 2012

São Bernardo debate oportunidades de investimentos na indústria da defesa

 
São Bernardo do Campo dará mais um passo importante para fortalecer a cadeia produtiva na indústria da defesa e segurança na cidade e região do ABC. Para isso, sedia na próxima terça-feira (6/3), a partir das 9h30, a primeira reunião da Associação Brasileira das Indústrias de Defesa e Segurança (Abimde), no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). O evento, que contará com a presença do prefeito, além de empresários e representantes do segmento, marca a inserção da região na geografia institucional do setor de defesa no Brasil.

Na oportunidade, o empresariado regional participará de duas palestras sobre o tema Catalogação e Homologação de Produtos de Defesa. A primeira será ministrada pelo diretor do Departamento de Produtos de Defesa do Ministério, general Aderico Mattioli, e a outra será conduzida pelo presidente da ABIMDE, Orlando José Ferreira Neto.

A ação reforça a estratégia da Prefeitura, que consiste em fortalecer os segmentos já consolidados e buscar maior diversificação produtiva, particularmente junto a duas áreas de atividade bastante promissoras: defesa e segurança e petróleo e gás. Além disso, o reaparelhamento das Forças Armadas abre diversas possibilidades a novos e inovadores negócios neste setor.

Catalogação e homologação são procedimentos fundamentais para qualquer item fabricado pela cadeia produtiva desse segmento, do mais simples ao mais complexo. "As exposições pretendem apresentar o caminho das pedras aos empresários interessados em fazer parte desse mercado. As exigências são rigorosas, uma vez que cada elo do processo de produção dos artefatos exigidos pelas Forças Armadas precisa estar integrado a uma completa padronização", comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

O Cenforpe fica na Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, no Bairro Planalto. O horário do evento é das 9h30 às 12h.

Avanços - Um dos maiores avanços do município nesse sentido já foi dado com a instalação do Centro de Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), em maio de 2011, em parceria com a multinacional Saab. Também está agendada uma segunda rodada do questionário elaborado pela Boeing Company junto a empresas do ABC na captação de novos subfornecedores.

No final do ano passado, a Prefeitura de São Bernardo do Campo e a multinacional aplicaram uma primeira rodada de questionários junto a diversas empresas de São Bernardo e região. A finalidade era identificar possíveis fornecedores e subfornecedores com capacidade para atender oportunidades com a Boeing ou seus parceiros do programa das aeronaves F-18 Super Hornet. De acordo com o secretário, com base nos resultados dos questionários foram identificadas sete organizações que podem vir a competir para trabalhar com a companhia ou com seus parceiros.

Por outro lado, os contatos com os membros do Consórcio Rafale, da multinacional francesa Dassault, prosseguem, após a assinatura de um primeiro Acordo de Cooperação entre o grupo, a UFABC, a Fatec e a Prefeitura.

As três companhias disputam o contrato para o fornecimento do novo avião de combate da Força Aérea Brasileira (FAB). A sueca Saab é fabricante do caça Gripen, enquanto que a americana Boeing, da aeronave FA-18 Super Hornet, e a francesa Dassault, do caça Rafale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.