terça-feira, março 20, 2012

São Bernardo conquista prêmio em congresso de saúde

A atuação de São Bernardo na saúde pública ganhou mais dois importantes reconhecimentos, desta vez, porém, na esfera estadual. A Prefeitura conquistou o Prêmio David Capistrano com o trabalho desenvolvido pelo Consultório de Rua, que atende gestantes usuárias de drogas. O De Bem com a Vida, que estimula a prática de atividades físicas e de lazer entre os usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), recebeu menção honrosa.

As escolhas ocorreram durante o XXVI Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, encerrado na sexta-feira (9), em Marília. São Bernardo também foi escolhida para sediar o próximo congresso, que será realizado em 2013.

O congresso foi promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP) e reuniu gestores, técnicos, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde. Paralelamente, foi realizada a X Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, na qual São Bernardo participou com 31 trabalhos científicos.

O III Prêmio David Capistrano foi dado às dez melhores experiências de saúde dos municípios representados no congresso. O projeto selecionado de São Bernardo teve como tema Consultório de rua integrado à Atenção Básica: a atenção às gestantes de alta vulnerabilidade em São Bernardo do Campo, que relata o atendimento às grávidas usuárias de drogas e em situação de rua.

Com a ampliação do Consultório de Rua, que, além dos técnicos em saúde mental, incorporou médico, enfermeira e técnica de enfermagem, a equipe volante começou a trabalhar em conjunto com a atenção básica para facilitar o acesso de gestantes usuárias de drogas ao pré-natal. Os profissionais do consultório se responsabilizam pelo transporte e acompanhamento das gestantes para a realização de exames e consultas médicas, o que resultou no aumento do número de mulher que aderiu ao pré-natal.

O projeto De Bem com a Vida é uma parceria das secretarias de Saúde e de Esportes, cuja finalidade é promover a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar da população. Desde 2010, ele é desenvolvido nas 32 UBSs do município e inclui atividades lúdicas, leituras, palestras, exibição de filmes, exercícios posturais e respiratórios, caminhadas, massagens, entre outras iniciativas. Ainda neste ano, o trabalho deverá ser complementado com a criação das academias de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.