segunda-feira, março 12, 2012

O poder público deve garantir igualdade de gênero, diz prefeito

"O poder público deve atuar para garantir a igualdade de gênero. E é isso que estamos fazendo em São Bernardo ao criar condições para que as mulheres ocupem, em igualdade de condições, espaços na política, mercado de trabalho e em todas as áreas da sociedade."

Com essa afirmação, o prefeito de São Bernardo abriu, na quinta-feira (8), sua exposição durante o debate O papel da mulher na sociedade, realizado no Centro de Referência do Idoso (CRI), na região central de São Bernardo do Campo, como parte das comemorações do mês da mulher.

O evento, com mais de 300 pessoas, contou com as palestras de Silvia Pimentel, presidente do Comitê para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres e uma das autoras da Lei Maria da Penha, e de José Genoíno, assessor especial do Ministério da Defesa. "Não é possível vencer séculos de subordinação feminina sem o comprometimento de governos, como esse de São Bernardo, que acredita de fato na democracia e na inclusão", afirmou Silvia Pimentel, que há mais de 30 luta contra a discriminação da mulher.

O prefeito comentou que todas as secretarias de São Bernardo atuam em conjunto na formulação e execução de políticas para garantir a igualdade entre homens e mulheres. Como exemplo, citou a criação da Gerência de Políticas para Mulheres e Questões de Gênero, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc).

"Em São Bernardo, a criação dessa instância acompanha um compromisso nacional e está de acordo com a política mundial das Nações Unidades de dar poder e autonomia para a população feminina. Desde o início de nossa administração, a gerência articula e promove ações com todos os setores para criar oportunidades e ampliar direitos da população feminina", afirmou o prefeito.

Ele citou também a criação, em 2011, do Centro de Referência e Apoio à Mulher, localizado na Rua Dr. Fláquer, 208, no Centro, um serviço que oferece apoio, acolhimento, atendimento social e psicológico, orientação jurídica, encaminhamento e proteção para as mulheres que sofrem violência.

José Genoino afirmou que o mundo não pode continuar a ter uma sociedade "de faz de conta". "Não se conquistam direitos para as mulheres sem antes contar com uma sociedade de direito universal. A grande riqueza humana está nas diferenças. Aqui em São Bernardo temos exemplos de muitas iniciativas em prol da luta da mulher, da igualdade e da dignidade", comenta.

Mês da mulher – O debate faz parte da programação especial preparada pela Prefeitura para celebrar, ao longo de março, o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8. Até o fim do mês, estão agendadas palestras, shows, exposições, mostras de cinema e campanhas de saúde, entre outras ações. A programação completa pode ser consultada no site da Agenda Cultural de São Bernardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.