terça-feira, março 06, 2012

Conselheiros do Orçamento Participativo elogiam o processo e destacam mudanças em suas vidas

 CLIQUE ABC
Sáb, 03 de Março de 2012 09:36
Da Redação - Quando foram eleitos em 2010 como conselheiros do Orçamento Participativo (OP) de São Bernardo do Campo, muitos dos representantes não imaginavam o quanto essa experiência iria modificar e transformar suas vidas. Implantado na Administração do prefeito Luiz Marinho, o OP elegeu conselheiros em diversas regiões da cidade. Como representantes do Conselho Municipal do Orçamento da cidade, os membros têm a responsabilidade de aprovar e fiscalizar a execução e andamento das demandas incorporadas no Orçamento Participativo.

Para o conselheiro Genivaldo de Jesus, da região localizada no Pós-Balsa, a experiência de participar ativamente no Orçamento Participativo de São Bernardo, além de inovadora e enriquecedora, trouxe aprendizados que ficaram para a vida toda. Segundo ele, o processo o ajudou a compreender o quão é difícil e complicado governar um município.

“Como conselheiro do OP tive outra visão do Governo. Muitas vezes cobramos, criticamos e sugerimos de forma aleatória e genérica. Antes, por exemplo, achava que bastava uma assinatura do prefeito para que qualquer obra na cidade fosse realizada, mas agora sei que antes de tudo é preciso ter um projeto e definir de onde vêm os recursos. Ser um conselheiro do Orçamento Participativo é uma experiência que deveria ser vivenciada por todos”, ressalta Genivaldo, lembrando que os representantes não recebem nenhuma remuneração para a função. O conselheiro também destaca a mobilização da comunidade daquela região, que por meio das plenárias do OP conseguiram infraestrutura para a área e melhor atendimento na saúde e educação.
Outra representante eleita, Sueli Gonçalves Manoel, da região que compreende o Taboão, resume bem o que foi o processo de ter sido escolhida pela comunidade como conselheira do OP. “Está sendo uma das melhores experiências da minha vida. Me sinto peça importante na administração da minha cidade. Isso sim é exercer cidadania plena. Temos que agradecer ao prefeito Luiz Marinho e a toda sua equipe de governo, que implantaram o Orçamento Participativo em São Bernardo do Campo”, diz Sueli, destacando as várias melhorias conquistadas para a região, como a reforma do Ginásio de Esportes, Cancha de Bocha, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.