quinta-feira, março 01, 2012

SBC faz teste gratuito de HIV, sífilis e hepatites B e C

A Prefeitura de São Bernardo aproveita o mês internacional da mulher para intensificar campanhas de esclarecimento e conscientização da população sobre diversos tipos de doenças.

De 1º a 30 de março, o Programa Municipal de DST/Aids/Hepatites Virais irá realizar testes de sífilis, hepatites B e C e HIV.

O atendimento, que é totalmente gratuito, será realizado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no Ambulatório de Especialidades Médicas, no Centro, ou no CTA da UBS Alvarenga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Podem participar dos exames tanto mulheres quanto homens, apesar de o foco deste mês ser a população feminina. A proposta é estimular as mulheres a não se descuidarem da prevenção e ficarem atentas ao diagnóstico precoce do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Durante a ação, haverá a distribuição de preservativos e os usuários receberão orientações sobre as DSTs por meio de folhetos explicativos. Não é necessário estar em jejum no dia do exame. A expectativa da Secretaria de Saúde é superar os números da campanha realizada no mesmo mês do ano passado, quando foram feitos 250 testes.

Além dessa ação, a Prefeitura realiza campanhas como a Fique Sabendo, promovida durante todo o ano e que consiste na execução de testes rápidos de HIV e esclarecimentos sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

CTA itinerante - No dia 31, das 14h às 18h, a equipe do programa estará na Coordenadoria de Ações para a Juventude (Cajuv), durante o evento de encerramento do Mês da Mulher, para levar orientações sobre a prevenção contra as DSTs, HIV e hepatites virais e para realizar testes rápidos de HIV.

O endereço da Cajuv é Avenida Redenção, 271, portaria 28, Centro. E o Centro de Testagem e Aconselhamento funciona na Avenida Armando Ítalo Setti, 402, 3º andar, sala 301, no Centro, e na UBS Alvarenga (Estrada dos Alvarenga, 1.199).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.