quinta-feira, março 08, 2012

Empresários elogiam reuniões preparatórias do Orçamento Participativo

Qui, 08 de Março de 2012 07:59 (clique abc)
Da Redação - “A iniciativa de reunir vários segmentos da sociedade para explicar e apresentar o processo do Orçamento Participativo tem que ser elogiada por todos os envolvidos.” Foi o que afirmou o empresário Álvaro Pelosini, ao final da última reunião preparatória que a Prefeitura de São Bernardo realizou nesta quarta-feira (7) para esclarecer o Orçamento Participativo 2013.

Desta vez, o encontro foi feito com os empresários da cidade no Salão Nobre do Paço Municipal. Até o dia 14 de abril, outras 20 reuniões serão realizadas com a população nas regiões estabelecidas no OP. O prefeito Luiz Marinho e a secretária de Orçamento e Planejamento Participativo, Nilza de Oliveira, informaram os participantes sobre detalhes do funcionamento do Orçamento Participativo. Também foi feito um balanço das demandas escolhidas como prioridade pela população no OP de 2010 e incorporadas ao orçamento de 2011.

Marinho lembrou que a elaboração do PPA foi estabelecida pela Constituição Federal de 1988 como o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo e que, em São Bernardo, o processo da elaboração do PPA foi inovador, contando com a participação da população. “Em nossa cidade essa participação começou ainda em 2009, na elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2010-2013. Em 2010 organizamos com sucesso as plenárias do Orçamento Participativo e, este ano, já começamos a nos preparar para o OP 2013”, destacou o chefe do Executivo, chamando os empresários a ajudarem no processo de mobilização para as plenárias deliberativas do OP. Ainda segundo o prefeito, os setores público e privado podem andar juntos e em perfeita harmonia nesse processo do Orçamento Participativo.

Ao final da reunião, vários empresários destacaram algumas das realizações realizadas pela Administração, como a reforma do velório da Vila Euclides, da funerária municipal e do projeto de revitalização da Praça da Matriz, na região central, em execução.

Para a secretária Nilza de Oliveira, o Orçamento Participativo dá transparência a todas as ações de governo, uma vez que promove uma discussão nas plenárias não só das demandas apresentadas pela comunidade, mas de todas as ações da Administração.

A partir da próxima segunda-feira (12/3) começam as reuniões preparatórias com a população em 20 regiões de todo o município. Esses encontros são destinados às lideranças locais, conselheiros do OP, agentes comunitários de saúde e população em geral. Já as plenárias deliberativas deste ano começam no dia 23 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.