quinta-feira, julho 07, 2011

PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS - 06/07/2011

Problemas respiratórios aumentam em média 30% no inverno

Na época mais fria do ano é comum o aumento de doenças respiratórias, principalmente as alérgicas como rinite, asma, resfriados e gripe, entre outras. Em São Bernardo do Campo, esses casos, que se agravam devido ao tempo seco no inverno, são atendidos no Ambulatório de Doenças Respiratórias, que funciona junto à Unidade Básica de Saúde da Vila Dayse das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

De acordo com a gerente da unidade, a incidência desse tipo de problema cresce em torno de 30% nesta estação, afetando principalmente crianças e idosos. "Um indicador é a maior procura por inalações e especialistas como alergistas e pneumologistas", aponta.

Segundo o médico alergista do ambulatório, o clima seco e a umidade do ar reduzida ampliam o pó no ar que, aliados a fatores irritantes como mofo, cigarro e odores de produtos de limpeza, além das mudanças bruscas de temperatura.

Referência para as 32 Unidades Básicas de Saúde do município, o ambulatório atende especialidades como pneumologia, alergias respiratórias e cutâneas além de testes alérgicos, vacinas alérgicas, prova de funções pulmonares (espirometria), PHmetria (exame para avaliação do refluxo gastro-esofágico) e vacinas imunológicas. O agendamento pode ser feito pessoalmente ou pelo telefone 4121-2318. O endereço é Rua Vicente de Carvalho, 255, Vila Dayse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.