quarta-feira, julho 06, 2011

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL - 05/07/2011

Las Palmas e Parque Ideal terão plantio de 18,5 mil mudas como compensação ambiental


Como forma de reduzir os impactos ambientais provocados pela remoção de árvores durante a execução das obras do Viaduto Rotary, Marginal Ribeirão dos Couros e duplicação da Avenida Galvão Bueno, a Prefeitura de São Bernardo do Campo está realizando o plantio de 18,5 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica nos bairros Las Palmas e Parque Ideal, localizados no Riacho Grande. De acordo com a Secretaria de Transportes e Vias Públicas, a ação é um dos maiores programas de compensação ambiental da Grande São Paulo.

O secretário-adjunto de Transportes e Vias Públicas afirma que o envolvimento da população é fundamental para a construção de valores sociais voltados ao meio ambiente. "É importante que as pessoas tenham compromisso com o plantio dessas mudas para que não haja vandalismo na área e que seja devidamente preservada", disse.

A partir deste mês, terá início o plantio de 4 mil mudas no Parque Ideal. A iniciativa está marcada para acontecer no dia 17 de julho.

Já no Las Palmas, a compensação começou no mês de maio e estão sendo plantadas 80% das mudas, correspondente a aproximadamente 15 mil árvores. A previsão é que todo o serviço seja finalizado em novembro.

As compensações estabelecidas pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas seguem os parâmetros da Resolução SMA nº 008, de 31 de janeiro de 2008 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que estabelece os procedimentos para reflorestamento compensatório com espécies de árvores nativas da Mata Atlântica.

Segundo a Secretaria de Transportes e Vias Públicas, serão plantadas 80 espécies diferentes e adequadas à arborização urbana, como aroeira branca, ipê amarelo, araticum, embaúba, ingá, peroba, entre outras. Todas as mudas terão altura mínima de 1,50 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.